quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O MUNDO DOS ÁTOMOS (ANTIMATÉRIA)


Um único átomo é a décima bilionésima parte de um centímetro, ele pesa um milionésimo de um bilionésimo de um bilionésimo de um grama.
Demócrito, acreditava que não era possível dividir infinitamente um objeto. Ele achava que qualquer objeto poderia ser dividido muitas vezes e que, após muitas divisões, chegar-se-ia a um pedaço indivisível.
Podemos pensar num objeto divisível como um objeto formado por outras partes. Em grego, parte é tomo, e a é o prefixo que indica ausência de, portanto, Demócrito chamou de átomo (a-tomo) aquele pedaço de matéria que não teria partes, isto é, que não poderia mais ser dividido.
A idéia de átomo era tão forte para Demócrito que ele afirmou: "Nada existe, além dos átomos e do vazio".

O maior estabelecimento de pesquisa científica do mundo – Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire (CERN) –, na Suíça, recentemente conseguiu produzir as primeiras partículas de antimatéria. A antimatéria é idêntica à matéria física, exceto por ser composta de partículas cujas descargas elétricas são inversas àquelas encontradas na matéria normal.
A antimatéria é a mais poderosa fonte de energia conhecida pelo homem. Libera energia com 100 por cento de eficiência (a fissão nuclear é 1,5 por cento eficiente). A antimatéria não é poluente nem radioativa, e bastaria uma gota para abastecer a cidade de Nova York de energia por um dia inteiro.
Há, porém, uma ressalva...
A antimatéria é extremamente instável. Incendeia-se ao entrar em contato com qualquer coisa, inclusive o ar. Um único grama de antimatéria contém energia igual à de uma bomba nuclear de 20 quilotons – o tamanho da bomba que caiu sobre Hiroshima.
Até bem recentemente, a antimatéria tinha sido criada apenas em quantidades bem reduzidas (alguns átomos por vez). Agora, porém, o CERN começou a trabalhar com o novo desacelerador de antiprótons – um avançado aparelho que promete criar antimatéria em quantidades maiores.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O QUE TEM A VER JULIO CÉSAR COM A OPERAÇÃO CESARIANA?


   Caio Júlio César (Gaius Julius Caesar, em latim) foi o primeiro dos doze césares do Império Romano. Antes, apenas um sobrenome de família, Caesar tornou-se um título equivalente ao de Imperador, tal foi a destacada atuação e o poder alcançado por Júlio César como general, político, administrador e governante. O título de Caesar passou para o germânico como Kaiser e para o russo como Tzar ou Czar.
        Júlio César nasceu em Roma no ano 100 a.C. e morreu em 44 a.C., assassinado às portas do Senado romano, quando os seus partidários tramavam a abolição da república e sua coroação como Rei, investido de poder absoluto.
        Segundo a tradição, Júlio César teria nascido pela abertura do ventre de sua mãe, fato este registrado por Plinius, no século I a.C.

        Desde então estabeleceu-se um vínculo entre Júlio César e a denominação de cesariana ou cesárea dada a esta operação. Duas versões são encontradas na literatura. A primeira, a mais difundida, é a de que o nome da operação teria sido adotado em decorrência de ter Júlio César assim nascido. A segunda atribui o nome de Júlio César ao fato de ele ter nascido por operação cesariana, adjetivo etimologicamente derivado do verbo latino 
caedo, caedici, caeso, caedere, cortar. Os romanos chamavam de caesares ou caesones aos que eram retirados com vida por abertura da parede abdominal após a morte da mãe.

 texto tirado do livro "À sombra do plátano"publicado pela Editora UNIFESP.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Como Deus criou a Terra em seis dias?

Por Hilton Souza Filho


   No primeiro versículo do livro de Gênesis nos mostra uma criação perfeita, sem nenhum problema, "No principio criou Deus os céus e a terra", Esse princípio nos fala de um estado em que a terra estava totalmente estável, totalmente em ordem, tanto no céu e tanto na terra, já no versículo dois nos fala de uma condição de caos, totalmente isolada, ‘sem forma e vazia; totalmente sem vida, sem luz, sem nenhuma utilidade, ou atividade, o que teria causado, ou acontecido para que a Terra ficasse assolada e desabitada? Será que havia vida nesse período em que a terra esteve estável?.

   A bíblia não nos fala, mas nos deixa algumas pistas para que possamos recriar essa história antes da historia da humanidade, ou seja, antes do domínio do homem na terra.
Os estudiosos da bíblia calcula a respeito da queda de Lúcifer Isaías 14:12, causando uma grande destruição quando Deus o lançou do céu Lucas 10:18, provocando um caos na terra Ap 12:9.

  E é comprovado cientificamente através do carbono  14 que aconteceu alguma coisa de grandes proporções entre 9.000 e 10.000 A.C.


No livro do profeta Isaías está escrito que: Deus não criou a terra vazia, mas a formou para que fosse abitada Isaías 45:18. Baseado no primeiro Versículo de Gênesis, nós não vemos bem uma criação da terra, pois já que a mesma já existia; Como que a terra era ou qual era a sua forma anteriormente
ou quem, ou qual criatura vivia nela e reinava no seu presente, a bíblia também não nos deixa pistas, mas podemos abrir esse espaço para os paleontólogos com seus animais pré-históricos, como eles eram, ninguém nunca os viram, mas também não podemos negar os seus fósseis existentes.
Neste ponto de vista do próprio livro do Gênesis, podemos também interpretar os seis dias do Gênesis como seis mil anos ou seis milhões de anos 2 Pedro 3:8.
Mas sabemos que essa catástrofe disseminou a vida na terra e modificou sua aparência e equilíbrio, deixando somente total escuridão, a sua superfície estava coberta de água E o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas Gênesis 1:2.

omo a terra já existia Deus não precisou criar a terra novamente, mas sim Deus começou a restaurá-la, como estava num total escuridão,E havia trevas sobre a face do abismo Gênesis 1:2.

  O primeiro ato de Deus foi criar a luz (não posso explicar essa luz , porque Deus só fez o sol, a lua e as estrelas no quarto dia), quando a bíblia diz  Que Deus criou os céus e a terra em seis dias, não podem ser dias terrestres, pois: um dia tem 24 horas que é o tempo que a terra leva para fazer um giro completo em si mesma, chamado de rotação, para que os raios do sol possa iluminá-la por inteira, provocando o dia e a noite.

  Podemos concluir então que não se trata de dia de 24 horas, mas sim os de Deus, lembrando o que disse o apostolo Pedro: Mas amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para Deus é como mil anos; e mil anos como um dia 2 Pedro 3:8.

Texto tirado do livro: Conhecendo Deus e sua ciência pgs 20,21 e 22

Autor: Hilton Souza Filho
Capa: Cartão supremo 250 g
Tamanho: 14x21 cm
Pag. 100


Nas livrarias:

Requelt´s rua conde de Sarzedas 34 bloco 10 


Espaço do Cristão (Antiga Moriá) Av. Antônio Piranga, 123 Diadema - Centro


EL distribuidora Evangélica, Rua Conde de Sarzedas, 166 - box 09

O Medo como cosequência do pecado


Por Hilton Souza Filho

Antes de pecar o primeiro homem era emocionalmente perfeito, a ponto de conseguir a façanha de por nome em todos os animais criados (Gn 2.19,20)Adão era psicologicamente equilibrado, más depois do pecado, entrou o desequilíbrio, e mazelas psicológicas, surgiram como consequências atormentadoras.

Dentre os muitos sentimentos negativos que surgiram no homem, destacamos os seguintes: A culpa, angústia, desânimo, insegurança, ansiedade, depressão,  ira, ressentimentos e principalmente o MEDO “E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi (MEDO), porque estava nu, e escondi-me.
Gênesis 3:9-10 . E muitos outros sentimentos negativos e destrutivos.


Autor: Hilton Souza Filho
Tamanho: 14x21 cm
Capa: Cartão supremo 250 g
Pag. 70

sábado, 13 de outubro de 2012

Escatologia

                                         
    Por Hilton Souza Filho

O livro do apocalipse foi endereçado as sete igrejas que estavam na Ásia. Isso quer dizer que Jesus incumbiu as igrejas de transmitir toda a palavra da verdade acerca das coisas que há de acontecer no decorrer da história da humanidade, até a sua Segunda vinda.
  Para que ninguém nos quatros cantos da terra não seja pego de surpresa.

Autor: Hilton Souza Filho
Capa: Cartão supremo 250 g
Tamanho: 14x21 cm
Pag. 100




 O termo escatologia é formado por duas palavras gregas: “eschatos que quer dizer ultimo e logos significando estudo, palavra, ciência,etc.., sendo definida como ‘A doutrina das ultimas coisas” .
  O  termo tem sido usado desde o seculo XIX para designar a divisão da teologia sistemática  que lida com tudo o que era profeticamente futuro na época em que foi escrito, isto é, profecias que já se cumpriram  como também profecias que ainda não se cumpriram. 


Nas livrarias:

Requelt´s rua conde de Sarzedas 34 bloco 10 


Espaço do Cristão (Antiga Moriá) Av. Antônio Piranga, 123 Diadema - Centro


EL distribuidora Evangélica, Rua Conde de Sarzedas, 166 - box 09

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Quem era Jó e de qual família ele descendia.


   O seu nome em hebraico é Yob, significando: pesaroso, perseguido, molestado, atribulado, entristecido, objeto de hostilidade ou ele retornará.

   Segundo o próprio livro de Jó ele morava na tribo de Uz. De acordo com   tabela das nações de Gênesis 10:22,23 , Uz é um dos filhos de Aram, filho de Sem. Isto faz dele um bisneto de Noé. Ele pode ter dado seu nome a uma área do Oriente Médio , mais tarde, habitada pelo personagem do Antigo Testamento, o livro Antiguidades Judaicas de Flávio Josefo afirma que ele fundou as cidades de Traconitese e Damasco na Síria antigo Aram, assim como Abraão foi habitar na terra do seu parente Aram, Jó habitava na terra do seu parente Uz da linhagem de Sem,ou ele era deste clã.

   Uz abrigava muitas famílias estrangeiras Jr 25:20 e Lm 4:21, ou seja, Jó como Abraão morava no meio de sua parentela, ambos era da linhagem de Sem.
A expressão “terra de Uz”, pode ser interpretada como “Na tribo de Uz” ou “Família de Uz”, naquela época os habitantes da terra vivia em clãs (família) ou tribos e a tribo recebia o nome do patriarca fundador, os nômades procuravam viver entre suas famílias e parentes.
Abraão faz seu servo jurar pelo Senhor Deus dos céus e da terra que não tomarás para Isaque seu filho mulher cananéia, mas que iria á sua parentela em Aram para tomar mulher de entre os seus parentes para o seu filho Isaque, Gênesis 24:1 -4, a mesma coisa faz Isaque com o seu filho Jacó Gênesis 28:1,2.
   Jó vivia uma vida semi-nômade ou semi-sedentária, nem os israelitas nem seus antepassados foram verdadeiros beduínos(homens do deserto criadores de camelo), seus antepassados eram criadores de gado miúdo e quando os encontramos na história, os patriarcas já estão em vias de  sedentarização.
 

Texto tirado do livro "A História de Jó Um coração perfeito para com Deus" pg 17 e 18.
Autor: Hilton Souza Filho (Professor e Diretor do Instituto Teológico Emanuel, é pregador e seminarista)

Formato: 14 x 21 cm
Capa: Cartão supremo 250 g
Páginas: 80 pg. 

Nas livrarias:

Requelt´s rua conde de Sarzedas 34 bloco 10 


Espaço do Cristão (Antiga Moriá) Av. Antônio Piranga, 123 Diadema - Centro


EL distribuidora Evangélica, Rua Conde de Sarzedas, 166 - box 09